A cada 10 domicílios brasileiros, 3 possuem PC

sábado, 19 de setembro de 2009

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que três em cada dez residências do Brasil possuem um computador. As informações são referentes ao Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) realizado no ano de 2008 e foram divulgadas nesta sexta-feira, 18/09.
O Brasil já totaliza 18 milhões de computadores domiciliares e, dentro desse número, 14 milhões já estão conectados à internet. Os dados demonstram avanços em relação a 2007, no entanto, ainda é significativa a desigualdade no acesso tecnológico do Brasil.
No Sudeste do país está concentrada a maior parte das residências com computadores, com cerca de 10 milhões. A região também está na frente na proporção de casas com conexão de internet, representando 31,5% da fatia. Em seguida, o Sul ocupa a segunda posição com 28,6% e o Centro-Oeste a terceira, com 23,5%. As regiões Norte e Nordeste apresentam, respectivamente, 10,6% e 11,6% dos domicílios com acesso à rede.
A telefonia também se popularizou no período. Nos dois anos, o número de residências com algum tipo de telefone alcançou 82,1%, e as que possuíam apenas telefone celular, 37,6%.
O Pnad é publicado anualmente e traça um perfil da situação econômica do Brasil, coletando dados sobre população, migração, educação, trabalho, família, domicílios e rendimentos.